Como Achar Android que foi Roubado ou Perdido

17 de julho de 2013 Antí FurtoGPSSegurançaTOP POSTS  Comentários



LOST-ANDROID
Compartilhe! Essa informação pode ajudar mais pessoas...

Olá povo, esse post serve para aqueles casos onde o dispositivo já se foi e você nunca se preocupou em instalar um anti ladrão (como esse já postado aqui, clique para ver) para lidar adequadamente com esse tipo de situação.

Já postei aqui no blog uma maneira de localizar o dispositivo (clique aqui para ver), pesquisando mais e mais encontrei uma outra forma, mais completa e com mais opções de interação, veja só quantas opções:

  • Ver mensagens SMS enviadas e recebidas
  • Bloqueio do telefone
  • Apagar cartão SD
  • Localizar pelo GPS ou rede
  • Iniciar alarme com tela piscando
  • Enviar SMS a partir da página web
  • Mensagem pop-up
  • Encaminhar chamadas
  • Status do telefone: bateria, imei, etc
  • Iniciar / parar GPS
  • Iniciar / parar WIFI
  • Ocultar do launcher
  • E-mail quando o cartão SIM é alterado
  • Obter a lista de chamada
  • Tirar uma foto com a câmera frontal
  • Tirar uma foto com a câmera traseira
  • Gravar som do microfone

Vamos ao que interessa, as condições:

Dispositivo deve estar com seu cartão SIM e internet funcionando (se não tem chip, sinal, plano de dados ou não tem crédito já era…).

1) Instalar o Aplicativo abaixo:

 

2) Aguarde uns 5 minutos e instale esse outro Aplicativo abaixo (não instale fora de ordem!):

 

3) Aguarde uns 5 minutos e envie um SMS para seu dispositivo (isso irá ativar o jumpstart).

 

4) Faça o login no site http://www.androidlost.com/ com seu usuário do Google.

 

5) Clique em controles, se as opções abaixo aparecerem é porque deu certo =D. Caso não apareça, espere um pouco mais e vai rezando… Veja na imagem abaixo:

al_op

6)No modo Básico, as 2 principais no nosso caso são:

Localização: Após o clique no botão, o telefone irá enviar sua localização para o servidor. Um mapa irá exibir a localização. Se a posição pelo GPS não for obtida em 60 segundos ou se o GPS estiver desativado, a localização baseada na rede de dados será enviada. Se tanto o GPS quanto a rede de dados estiverem desabilitados, o telefone irá enviar sua última localização conhecida.

Intervalo de localização fixada: Escolha o número de mensagens de localização que devem ser enviadas para o seu telefone. Deve haver um intervalo de 5 minutos entre as atualizações. Esta função ainda está com alguns bugs, portanto não espere muito dela.

*Existe uma marcação para ativar o GPS caso ele esteja desativo, sempre deixe marcada antes de clicar para pedir a localização.

Um quadro popup irá aparecer na tela com a localização se tudo der certo, vamos para mais opções…

6) Opção Mensagens, as principais para se usar são:

Mensagem Popup: Envia uma mensagem para o bom samaritano que encontrou o seu aparelho para que você possa informar a ele como proceder para te devolver o aparelho. Digite a mensagem a ser exibida

Foto Mensagem: Exibe uma mensagem popup no telefone. Quando o usuário clica no botão OK, o aplicativo então tira uma foto com a câmera frontal. Utilize uma mensagem discreta como “Memória baixa” ou algo semelhante. Requer Android 2.3 ou superior.

Mensagem Sobreposta: Coloca uma caixa de mensagem vermelha sobreposta à tela de proteção ou de bloqueio. Útil para o caso de um bom samaritano encontrar o seu telefone e começar a usá-lo para descobrir a quem pertence.

7) Opção segurança, veja as principais opções:

Apagar Cartão SD: Este comando irá apagar o conteúdo do seu cartão SD. Não será exibido mais aviso algum.

Dono do chip (cartão SIM): Quando o aplicativo detecta que um chip (cartão SIM) desconhecido foi inserido, ele envia uma mensagem de texto de alerta para o número configurado em “Notificação SMS” e inicia o serviço de apuração. Desta maneira você poderá utilizar os comandos via SMS e controles web mesmo que as informações de sua conta Google tenha sido bloqueada e os servidores Google não possam enviar mensagens.

8) Opção Celular, as principais são:

Transformador de Textos em Fala: Após o clique no botão, o telefone irá pronunciar sua mensagem em voz alta. Ele irá usar o idioma padrão TTS (do Inglês, “text to speech”, transformador de textos em fala) configurado no aparelho.

Gravação de som: Irá gravar os sons captados pelo microfone por um período específico de tempo. Você deve utilizar um programa de áudio que tenha suporte a arquivos 3gpp – como o VLCPlayer, por exemplo. Se a gravação durar mais de 2 minutos, ela NÃO SERÁ enviada para o servidor.

Câmera Frontal: Após o clique no botão, o telefone irá tirar uma foto com a câmera frontal e enviar para o seu e-mail. Requer Android versão 2.3 ou superior. Caso contrário, irá utilizar a câmera traseira. E sim, sei que a função não está perfeita e que ainda é exibida uma rápida notificação popup no telefone.

Veja uma foto tirada pela opção camera frontal com o meu Galaxy S3 Mini:

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

E são várias outras opções que você poderá explorar com calma no site do aplicativo, se deu certo, se não deu, se tem dúvidas, deixe um comentário ae e curta o blog =D

 Lembrando que se pode aumentar muito o nível de segurança do sistema e de seus dados criptografando seu dispositivo, clique aqui e veja como. Assim ninguém terá acesso às suas fotos, videos, agenda, etc caso o celular ou tablet seja roubado e você não o localize…

Esse procedimento impede (na minha versão impediu) o wipe no modo download, processo feito quando seu celular é roubado e o meliante faz  reset no seu celular para configuração de fábrica.

O celular não inicia se não colocar a senha.

escrito por Daniel Bernardo

Daniel Bernardo

Formado em Gerenciamento da Tecnologia da Informação.
Defensor dos OpenSpurces e Comunidades de Desenvolvimento abertas da vida.

“Quer ser inútil? Aprenda algo e não compartilhe.”


Compartilhe! Essa informação pode ajudar mais pessoas...